sábado, 25 de maio de 2019

ESCOLA JOÃO RIBEIRO PROMOVE UM SÁBADO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Neste sábado, 25 de maio de 2019, a Escola de Ensino Médio João Ribeiro teve uma manhã movimentada por servidores, professores e e estudantes com a realização da Culminância das CIC - Campos de Integração Curricular em Iniciação Científica com temas relacionados à drogas lícitas e ilícitas, impactos ambientais, eletromagnetismo e doenças relacionadas ao lixo. 


Um trabalho coordenado pelos professores Angelina Angelin e Ronilson Lopes, que iniciou ainda no mês de abril. Na programação, uma palestra com o Capitão Abreu da Polícia Militar falando sobre drogas lícitas e ilícitas, painéis com as mensagens, tivemos muitas maquetes e diversas apresentações culturais com musicas e poesias.


Para o professor Ronilson o resultado foi o esperado. "Encerramos hoje essa primeira etapa  e é importante destacar o empenho de toda a equipe da escola, dos colegas professores e o mais importante: os trabalhos, empenho e dedicação dos alunos. Toda a escola está de parabéns", disse.


ENSINO MÉDIO INOVADOR

O programa Ensino Médio Inovador – EMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A edição atual do Programa está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à reforma do Ensino Médio proposta pela Medida Provisória 746/2016 e é regulamentada pela Resolução FNDE nº 4 de 25 de outubro de 2016.


O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.


As ações propostas devem contemplar as diversas áreas do conhecimento a partir do desenvolvimento de atividades nos seguintes Campos de Integração Curriculares (CIC):

I - Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática);
II - Iniciação Científica e Pesquisa;
III - Mundo do Trabalho;
IV - Línguas Adicionais/Estrangeiras;
V - Cultura Corporal;
VI - Produção e Fruição das Artes;
VII - Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital;
VIII - Protagonismo Juvenil.

Estas ações são incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e, também, a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de Ensino Médio.

A adesão ao Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, que selecionam as escolas de Ensino Médio que participarão do programa EMI. Essas escolas receberão apoio técnico e financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de suas Propostas de Redesenho Curricular (PRC).

As Propostas de Redesenho Curricular (PRC) deverão estar alinhadas com os projetos político-pedagógicos das escolas, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CEB/CNE n. 2, de 30 de janeiro de 2012).

































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sexta-feira, 24 de maio de 2019

ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO RIBEIRO PARTICIPAM DA PRIMEIRA FASE DA OLIMPÍADA DA MATEM[ATICA 2019


Na última terça feira, 21 de maio, alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola João Ribeiro em Tarauacá, participaram da Primeira Fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019.  As provas foram aplicadas pelos professores da escola, sob a coordenação da equipe gestora.


Os concorrentes tiveram 2 horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, Os alunos classificados nesta etapa farão a prova da Segunda Fase, em 28 de setembro.



"A prova da OBMEP permite detectar alunos com talento para a Matemática. Uma premiação na olimpíada abre portas. A participação nos programas de iniciação científica, por exemplo, onde o jovem tem contato com colegas com aptidões, interesses e ambições semelhantes”, observa o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.



Sobre a OBMEP

Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), a acompetição é destinada a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A olimpíada objetiva contribuir para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.


A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. A divulgação dos vencedores está prevista para 3 de dezembro. 

EQUIPE GESTORA DA ESCOLA JOÃO RIBEIRO FAZ ESTUDO SOBRE NOVO ENSINO MÉDIO


Nesta quarta feira, 22 de maio, no período da tarde, a equipe pedagógica do Núcleo Estadual de Educação, reuniu com a gestora Ilca Frota e os coordenadores Professora Nedina Yawanawá e Professor Aldomir Albano da João Ribeiro, para a realização de um estudo sobre as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio. 

Foram apresentados os termos retirados das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), promovido debate e reflexão a respeito da conceituação de 10 termos retirados das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) , leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e a socialização do entendimento da leitura das DCNEM.

Assessoria Núcleo de Educação

COM ESCOLA CLIMATIZADA, COMUNIDADE DO JOÃO RIBEIRO AGRADECE AO GOVERNO.


A comunidade da Escola de Ensino Médio João Ribeiro em Tarauacá, que tem cerca de mil alunos distribuídos em 3 turnos, agradece ao Governo do Estado do Acre que mandou ligar a nova rede elétrica, o que permitiu usar os aparelhos de ar condicionado instalados nas salas de aula. 


Desde o dia 18 de março, data do início das aulas, que professores e alunos sofriam com o forte calor nas salas de aula. "Uma média de 35 alunos por sala e apenas ventiladores velhos não davam conta de amenizar alta temperatura. Tinha dias que acho que chegava aos 45 graus e era muito difícil a gente conseguir ministrar nossas aulas nessas condiçoes", disse um professor.


A situação ficou insustentável, o que levou estudantes e professores às ruas do município para uma manifestação pacífica, onde pediam a resolução do problema. O movimento foi promovido pelos líderes de sala e professores da escola e teve o apoio da equipe gestora.  


Um documento com assinaturas de professores e alunos foi entregue ao governo, que prontamente mandou os técnicos até a escola para analisarem a situação. "Em pouco mais de uma semana, a energia foi ligada, os aparelhos estão funcionando e o ambiente ficou maravilhoso. Dos 9 aparelhos, apenas 3 apresentaram problemas, o que deve ser sanado logo.  Estamos gratos ao nosso Secretário de Educação pela atenção dispensada à nossa escola", disse a Diretora Ilca Frota. 

quarta-feira, 15 de maio de 2019

APÓS MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS GOVERNO MANDA LIGAR REDE DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADOS DA ESCOLA JOÃO RIBEIRO


A manifestação publica da Escola de Ensino Médio João Ribeiro realizada recentemente e protagonizada professores e estudantes, começa a render resultados. 


Desde o início da semana que trabalhadores da Eletroacre-Energisa estão trabalhando para ligar a nova rede elétrica da escola que permitirá acionar os aparelhos de ar condicionados das salas de aula.


Durante toda essa quarta feira (15) a diretora Ilca Frota acompanhou os primeiros testes e aproveitou mara manifesta-se sobre o assunto fazendo agradecimentos. 


"Como gestora da Escola João Ribeiro, em nome de toda a comunidade escolar quero agradecer a todos: alunos, professores, servidores, professora e vereadora Janaína Furtado, vereador Lauro Benigno, professor João Rego e o Deputado Roberto Duarte, que uniram suas forças para lutar em prol da causa da energia elétrica para climatização da Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro. Como bem dito, a escola é NOSSA, portanto, o bem que for feito à ela, beneficiará a todos nós! Por isso, quero parabenizar, de coração, a cada um que se empenhou para a solução do problema", disse Ilca Frota.