quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A Escola João Ribeiro é referência no atendimento às crianças e adolescentes com nessecidades educacionais especiais

Aluno Fco Emanuel e a Professora Kátia Aguiar

O QUE É

Espaços da escola, organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais especializados projetados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com  necessidades educacionais especiais; por meio de estratégias de aprendizagem que favoreça o acesso ao currículo escolar e construção do conhecimento pelos alunos.

FINALIDADE

Remover barreiras (arquitetônicas e de comunicação) que dificultam o acesso ao currículo escolar; identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. [...]

COMO FUNCIONA

Esse atendimento será em período oposto das classes comuns, onde constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. 

POR QUEM? 

O Atendimento Educacional Especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos (LIBRAS, L. Portuguesa na modalidade escrita como 2ª língua, Braille, comunicação alternativa, tecnologia assistiva, recursos ópticos e não ópticos, programas de enriquecimento curricular, adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros). 

POR QUE O AEE? 

''Por que temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza. ''Boaventura Souza Santos” 

PARA QUÊ? 

"A iniciativa de implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas públicas de ensino regular responde aos objetivos de uma prática educacional inclusiva que organiza serviços para o Atendimento Educacional Especializado, disponibiliza recursos e promove atividades para desenvolver o potencial de todos os alunos, a sua participação e aprendizagem. Essa ação possibilita o apoio aos educadores no exercício da função docente, a partir da compreensão de atuação multidisciplinar e do trabalho colaborativo realizado entre professores das classes comuns e das salas de recursos." Brasil,2006 (apud SCHIRMER et al. ,2007)

Obrigada por acreditarem em nosso trabalho!
Professora da Sala de Recursos Multifuncional: Kátia Aguiar

































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