sábado, 19 de outubro de 2019

AVALIAÇÃO DO SAEB ACONTECE NESTA SEGUNDA FEIRA PARA ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS DA ESCOLA JOÃO RIBEIRO


Nesta segunda feira, 21 de outubro, será o dia da aplicação da avaliação externa do SAEB para alunos dos terceiros anos, nas áreas de Lingua Portuguesa e Matemática. A avaliação é obrigatória e o não comparecimento dos estudantes implica que a escola ficará fora do IDEB. 

Durante toda a semana uma equipe de assessores do Núcleo Estadual de Educação esteve na escola e juntamente com a equipe gestora promoveram diversas atividades visando sensibilizar e mobilizar os alunos para a avaliação. A prova acontece no horário das 7 e das 13 horas 

De acordo com a Diretora Ilca Frota é a primeira vez, dese que a escola passou para modalidade Ensino Médio, que vai participar dessas avaliações de larga escala.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário