segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DIRETORA DO JOÃO RIBEIRO PARABENIZA SERVIDORES PELO DIA ESPECIAL



Hoje dia do servidor público, quero dizer a todos vocês que fazem em seu trabalho o melhor possível para melhor atender aqueles que deles dependem;

Que executam o seu trabalho sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe; 

Que procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar suas atividades para que faça diferença substancial na qualidade dos serviços prestados; 

Que mesmo diante das dificuldades pessoais e profissionais, cuidam para que não seja afetado o resultado do seu trabalho; 

Que contribuem para que o seu ambiente de trabalho seja agradável, cordial e produtivo e tenham disposição para ajudar os colegas a conhecer o que sabem e aprendam também com eles; 

Nossos Parabéns pelo seu Dia! 

Que o Senhor Nosso Deus venha abencoar cada um dos nosso servidores e seus familiares poderosamente!

Professora Ilca Frota
Diretora/Escola João Ribeiro


DIA DO SERVIDOR PÚBLICO- No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.

Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Brasil Escola

sábado, 19 de outubro de 2019

AVALIAÇÃO DO SAEB ACONTECE NESTA SEGUNDA FEIRA PARA ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS DA ESCOLA JOÃO RIBEIRO


Nesta segunda feira, 21 de outubro, será o dia da aplicação da avaliação externa do SAEB para alunos dos terceiros anos, nas áreas de Lingua Portuguesa e Matemática. A avaliação é obrigatória e o não comparecimento dos estudantes implica que a escola ficará fora do IDEB. 

Durante toda a semana uma equipe de assessores do Núcleo Estadual de Educação esteve na escola e juntamente com a equipe gestora promoveram diversas atividades visando sensibilizar e mobilizar os alunos para a avaliação. A prova acontece no horário das 7 e das 13 horas 

De acordo com a Diretora Ilca Frota é a primeira vez, dese que a escola passou para modalidade Ensino Médio, que vai participar dessas avaliações de larga escala.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

ESCOLA JOÃO RIBEIRO REALIZA MAIS UMA CULMINÂNCIA DO PROJETO CIC - CAMPO D EINTEGRAÇÃO CURRICULAR


A Escola de Ensino Médio João Ribeiro realizou na manhã da última quinta-feira, 17 de outubro, a Culminância do Projeto CIC - Campos de Integração Curricular. Dessa vez, com tema Mundo do Trabalho.


Na ocasião tivemos palestras, desfiles das profissões, exposição de maquetes, lanche e um bingo, tornando o ambiente escolar mais aconchegante, atrativo e agradável a todos que ali se fizeram presentes.


Agradecimentos a equipe gestora, professores, pessoal de apoio, parceria do professor Lauro Benigno, gerente da Gazin Emerson e os alunos pelos, excelentes resultados alcançados.

Professor Responsável
Professor Ronilson Lopes

FOTOS AQUI

terça-feira, 15 de outubro de 2019

DIRETORA ILCA FROTA - MENSAGEM EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES


"Você tem um valor grandioso, professor. Cumprindo o seu papel de ensinar, levar conhecimento às pessoas que os terão aplicado e aprendido pelo o resto da vida. 

O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor?

Onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim, se não pudessem contar com a sua atuação?

Pensando desta maneira, fica mais fácil perceber o quanto você é importante, tem valor e precisa cada vez mais ter um lugar de destaque. 

Agradeço-lhe por tudo, inclusive pela dedicação ao ensinamento, pelo dom que tão bem aplica. 

A quem tanto faz para o bem da humanidade, os meus parabéns pelo dia do professor. 

Continue a dar bons frutos, querido professor!"

Ilca Frota
Diretora

ESCOLA JOÃO RIBEIRO PROMOVE DIA DE FORMAÇÃO E DEBATES PARA SEUS PROFESSORES


A equipe gestora da Escola de Ensino Médio João Ribeiro promoveu nesta segunda feira (14), um dia de estudos e debates com o quadro de professores das diversas áreas do conhecimento que ministram aulas na referida escola. Os temas centrais do debate foram a Nova Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o Novo Ensino Médio.


Na abertura do encontro realizado na própria escola,a diretora Professora Ilca Frota, deu boas vindas aos presentes, falou da importancia do encontro e da participação de todos nessa nova fase da educação brasileira.


A equipe de coordenadores composta pelos professores Nedina Yawanawá, Catia Albuquerque, Kátia Aguiar, Aldomir Albano e Servidor Aléx Quinelado, foi a mediadora do encontro. O encontro teve duração de 8 horas.


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Ao ter como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996.

FOTOS DO ENCONTRO






























sábado, 12 de outubro de 2019

ESCOLA JOÃO RIBEIRO PROMOVE TORNEIO INTERSALAS


Mais uma atividade extra-classe promovida pela Escola João Ribeiro em Tarauacá. 


Desse vez, o esporte foi o viés social para integração, lazer e educação entrealunoa e professores dos 3 turnos da escola.


Um torneio de futebol de areia entre as salas, aconteceu neste sábado (12), na área social da Associação dos Policiais Militares de Tarauacá. 


Vários jogos em que os protagonistas foram alunos e alunas numa saudável disputa.


No final, todos sairam vecedores.

A diretora da Escola, Professora Ilca Frota, bem como a equipe gestora estiveram presentes no evento.


Professores e servidores de apoio colaboraram na organnização do evento incluindo um lanche servido a todos.


É a educação inclusiva se instrumentalizando do esporte como caminho para as boas escolhas da nossa juventude.

todas as fotos AQUI

fotos:
Professor Accioly
Professor Isaac Melo

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

ESCOLA JOÃO RIBEIRO NA FINAL DO CONCURSO DE CURTAS VIVER CIÊNCIA 2019.


No inicio desse semana, a Escola João Ribeiro recebeu uma mensagem do coordenação do Viver Ciência 2019, Concurso de Curtas (vídeos)

"Boa tarde. 
Venho informar que seu vídeo foi classificado para concorrer a premiação da Mostra Viver Ciência. 
Você já pode proceder com a campanha para visualização e likes do seu vídeo. 
O endereço do seu vídeo válido para o concurso e onde devem ser feitas as visualizações está logo abaixo. 
A quantidade de acessos e de likes serão computadas até meio dia do dia 31 de outubro e a premiação será no dia 31 de outubro às 16:00h no local da Mostra Viver Ciência em Rio Branco. 
Agradecemos pela sua participação no concurso de curtas da Mostra Viver Ciência.

Atenciosamente: 
Rarismar Bezerra
Chefe da Divisão de Tecnologia Educacional.

OBS: Solicito confirmação de recebimento dessa mensagem".


A Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro do Município de Tarauacá, é uma das finalistas  do concurso de Vídeos de Curta-metragem onde participam alunos das escolas públicas e privadas de todo o Estado do Acre dentro da Mostra viver ciência 2019.

O tema central do concurso de vídeos de curta-metragem em 2019 é Bioeconomia: Desenvolvimento e Riqueza para a Amazônia. 


Da Escola João ribeiro são 5 alunos participantes sob a orientação do Professor Raimundo Acioly. O conteúdo do vídeo que tem como título "O Abacaxi de Tarauacá e Seu Potencial Econômico", objetiva divulgar o maior símbolo da cultura de Tarauacá que é o abacaxi gigante. 


A equipe do 3º anos "E", turno da tarde, foi até o Ramal do Pólo, num projeto de assentamento em Tarauacá, localizado à margem da BR 364, destino a Feijó. 

O grupo foi até a propriedade do produtor conhecido como Niko do Abacaxi, localizada a seis kilômetros da BR. 

Lá conheceram a produção de abacaxis, conversaram com o produtor para saber o "segredo da produção dos abacaxis gigantes", conversaram com um engenheiro agronomo e produziram um vídeo que vai paraticipar do concurso.


Os vencedores serão anunciados no próximo dia 31 de outubro, durante a mostra Viver Ciências 2019 em Rio Branco.

ESCOLA JOÃO RIBEIRO EM AÇÃO SOLIDÁRIA ENTREGA ALIMENTOS PARA ESTUDANTES CARENTES


Em Tarauacá a Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro, desenvolve um atividade social e solidária. Equipe Gestora e um grupo de professores estão entregando cestas básicas com alimentos em benefício de alunos de baixa renda matriculados nos três turnos.


A ação é fruto de outra atividade desenvolvida recentemente pela escola em parceria com a ONG "Ação Solidária" com a promoção de uma grande gincana cultural entre os 3 turnos, onde uma das provas consistia em arrecadar alimentos. Veja AQUI. 


A diretora Professor Ilca Frota disse que está muito feliz com as diversas atividades desenvolvidas pela escola com envolvimento de professores, servidores, equipe gestora e alunos. "Lutamos juntos pela climatização das salas de aula, em que tivemos que ir para as ruas protestar, realizamos audiências públicas com a comunidade, formação para nossos professores e equipe gestora, projetos no Campo de Integração Curricular (CIC), intervalos culturais, PRÉ - ENEM, gincanas culturais,  promovemos lazer para estudantes, atividades para alunos com desempenho de excelência, palestras com temas diversificados e ainda vamos fechar o ano com boas novidades. ", comentou a diretora.

Uma das características importantes desta escola é a unidade entre os membros de todos os segmentos nas atividades curriculares, pedagógicas, administrativas, culturais esportivas e sociais.


A única escola do município que criou e mantém ativo, um coral composto por estudantes que se apresentam em evento da escola e do município.


Está previsto para o final do ano, um grande festival cultural nas áreas de musica, teatro, artes plásticas, poesia e dança.


Por fim, a escola recebeu a boa notícia que um vídeo produzido por estudantes do 3º ano foi classificado para a final do Concurso de Curtas da Mostra viver ciência 2019, que acontece dia 30 de outubro.